level

sábado, 27 de novembro de 2010

Brinco de Princesa



Nome Popular:

Brinco-de-princesa

Descrição:

Arbusto semi-lenhoso e perene, com 1,5 a 3 m de altura e ramos muitas vezes escandentes. Em alguns casos desenvolve aspecto de liana trepadora, apoiando-se sobre os galhos de árvores. Forma densas touceiras e apresenta folhas simpes, opostas, ovaladas, glabras, de margem denteada e nervura central avermelhada, com 4 a 6 cm de comprimento.


Flores e Frutos:

As flores são muito bonitas, solitárias, axilares e terminais, pendentes, com cálice tubular de cor vermelha envolvendo a corola de intenso roxo-violeta. A floração ocorre entre a primavera e o verão. Os frutos são bagas elipsóides de cor preto-arroxeada, com polpa suculenta de sabor adocicado e com rafines (cristais de oxalato de cálcio), amadurecendo no verão e no outono.
Características Ecológicas:

Heliófila ou de luz difusa, desenvolve-se frequentemente em barrancos, bordas de floresta, sobre pedras e matacões ou até mesmo como epífita sobre grandes árvores. É particularmente comum na regiões de planalto ou nas porções mais elevadas das serras, inclusive nos refúgios vegetacionais altomontanos. Seus frutos são apreciados pela fauna frugívora.
Ocorrência Natural:

É essencialmente ornamental podendo ser utilizada de diversas formas. É adequada para o cobrimento de barrancos, apta a formar cercas-vivas, pode formar conjuntos mistos de touceiras, e também pode ser cultivada em vasos internos e floreiras. Seus frutos sáo comestíveis e atraem aves silvestres.
Aspectos de Cultivo:

Multiplica-se facilmente por estacas, as quais enraizam em poucas semanas. O crescimento é rápido e sua tolerância a insolação e falta de água temporária é relativamente alta. No entanto, para manter a variabilidade genética, recomenda-se também a multiplicação por sementes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas pessoas abaixo tem o mesmo interesse que você, siga você também


Postagens populares

Prestação de serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"